“Lenda e carreira notável”: Fórmula 1 celebra Vettel após anúncio de aposentadoria

As equipes da Fórmula 1 prestaram homenagem a Sebastian Vettel após o anúncio da aposentadoria do alemão ao final deste ano: "Campeão dentro e fora das pistas"

O grid da Fórmula 1 tirou um momento para reverenciar Sebastian Vettel por seus feitos na categoria ao longo dos últimos 15 anos, desde a estreia oficial no GP dos Estados Unidos, em 2007, quando, substituindo Robert Kubica na BMW Sauber, fez história ao terminar em oitavo, marcando seu primeiro ponto na F1. Uma carreira que se encerrará ao final deste ano.

Daquele 2007 em diante, os olhos do mundo se voltariam para o jovem alemão de apenas 20 anos, que passaria a integrar para valer o grid da F1 a partir do GP da Hungria do mesmo ano, defendendo a Toro Rosso. “Obrigado, Seb. Aplausos aos ótimos tempos e pelos quatro títulos mundiais”, escreveu nas redes sociais a Red Bull, equipe com a qual Vettel dominou a F1 no início da década de 2010, conquistando os seus quatro títulos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

McLaren homenageou Sebastian Vettel (Foto: Reprodução/McLaren)

“Obrigado por todas as memórias e por conquistar nossa primeira vitória na história”, pontuou somente a AlphaTauri, antiga Toro Rosso. Pela equipe, Vettel venceu em Monza, no ano de 2008.

A palavra escolhida pela McLaren para definir o alemão de 35 anos foi “lenda”. “Status de lenda. Parabéns pela extraordinária carreira, Sebastian Vettel. Um campeão dentro e fora das pistas”, ressaltou o time de Woking.

De fato, Vettel se tornou uma grande voz ativa para chamar a atenção não só da própria categoria, como de todo o mundo, sobretudo para causa ambientais. Acusado de hipócrita inúmeras vezes pelo fato de ser um piloto de F1, Vettel nunca se deixou abater e desafiou os críticos que, de certa forma, queriam clar sua voz.

“Como Sebastian Vettel acaba de anunciar sua aposentadoria ao final de 2022, gostaria de prestar homenagem à sua fantástica carreira na F1, com quatro títulos e 53 vitórias. Obrigado, Sebastian, por tudo o que você trouxe para o nosso esporte. Desejo a você o melhor para o futuro”, escreveu o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Mohammed Ben Sulayem, que chegou a criticar abertamente a “bicicleta de arco-íris” usada por Vettel, símbolo do seu apoio à comunidade LGBTQIA+.

“Parabéns por tudo o que você conquistou e, inevitavelmente, continuará conquistando, Sebastian. Uma lenda total do nosso esporte”, celebrou a Alpine também pelas redes sociais.

Pilotos e demais categorias prestam homenagens

“Um apaixonado pela história da F1 que desfrutou de uma carreira notável. Parabéns por todas as suas conquistas, Seb. Curta a aposentadoria!”, disse a Williams.

Mick Schumacher também registrou belas palavras ao se referir àquele que teve em seu pai, o heptacampeão Michael Schumacher, um mentor. “Obrigado por toda a sua contribuição para o esporte que nós dois amamos. Mal posso esperar pelas nossas últimas corridas juntos. Obrigado, Seb, você é uma inspiração”, disse o piloto da Haas.

O alemão não foi o único do grid a se manifestar: Carlos Sainz fez um bonito relato de agradecimento. “Obrigado, Seb. Foi um absoluto prazer e honra compartilhar todos esses anos ao lado de uma pessoa como você. Você é, definitivamente, uma das razões pelas quais eu me apaixonei por esse esporte e uma das minhas principais referências, tanto dentro quanto fora das pistas. Vou para sempre guardar com carinho os momentos que passamos juntos e realmente fico no aguardo de outros tantos que estão por vir. Tenho certeza que esse próximo capítulo será tão emocionante e enriquecedor quanto o último, e desejo – de verdade – o melhor para você e sua família no futuro. Agora, vamos terminar a temporada em alta, com belas corridas!”, afirmou o espanhol.

Esteban Ocon, por sua vez, reiterou que Vettel será “para sempre uma lenda do esporte. Vamos sentir muito sua falta”, agradecendo ao alemão pela companhia. Charles Leclerc, ex-companheiro de Ferrari, pontuou a “pessoa e piloto” que o tetracampeão é, também reiterando as saudades que o mundo da F1 sentirá do futuro ex-piloto.

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, que dividiu o grid com Vettel por 11 temporadas na F1, disse que o tetracampeão é “uma das melhores pessoas que você pode conhecer”. “Uma carreira incrível e um dos melhores pilotos com quem já corri”, disse o francês, que atualmente corre na Indy. “A F1 vai sentir sua falta, meu amigo”, finalizou.

E não foi só a Fórmula 1 que homenageou a carreira do alemão: a MotoGP também deixou o seu recado por todo o legado de Vettel construído no esporte a motor: “Um campeão dentro e fora das pistas. Parabéns, Sebastian, pela carreira magnífica: palmas!”

LEIA MAIS:
Sebastian Vettel: uma carreira em números

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.